A corrida espacial



A corrida espacial é um termo usado para descrever o esforço dos países para se tornarem os primeiros a explorar o espaço exterior. A corrida espacial começou logo após a Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos e a União Soviética começaram a competir pelo controle do espaço.

A União Soviética rapidamente estabeleceu seu domínio sobre o espaço com a realização do Sputnik 1, o primeiro satélite artificial a ser lançado na órbita terrestre. Os Estados Unidos responderam com o lançamento do Explorer 1, que se tornou o primeiro satélite americano a ser colocado em órbita.

A corrida espacial continuou durante a Guerra Fria, com os dois países lançando vários satélites e missões espaciais. A União Soviética foi a primeira a enviar um ser humano para o espaço, com a realização do voo de Yuri Gagarin em 1961. Os Estados Unidos conseguiram superar a União Soviética com o lançamento do Apollo 11, que levou os astronautas Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin à Lua em 1969.

A corrida espacial terminou com a queda da União Soviética em 1991. Os Estados Unidos se tornaram os únicos supervisores do espaço, realizando várias missões espaciais e estabelecendo uma presença militar no espaço.