Sofrer por antecipação...


 Já sentiu aquele frio na barriga quando alguém que não faz parte do seu círculo de contatos procura entrar em contato com você? Automaticamente a gente começa a confabular motivos para que tenham nos procurado. Será que é coisa boa ou será que é coisa ruim? Temos uma insegurança grande de saber que coisas ruins acontecem que é natural que estejamos sempre pensando que algo ruim vai acontecer.

 Conseguir controlar o que sentimos é muito difícil e só quando a gente passa por isso é que entendemos aquelas pessoas que não são nada receptivas em um primeiro contato. Que coisa este alguém está querendo comigo? É claro que eu procuro sempre ser esforçado e tratar as pessoas bem, mas a tal da insegurança parece nos engolir, eu não quero problemas na minha vida e temendo que o alguém possa ser essa pessoa, a gente acaba usando de uma grosseria totalmente desnecessária.

 Claro que, grande parte deste problema é da ansiedade. Nossa insistência de antecipar probabilidades, e sofrer com elas. É um aniversário que acreditamos que não vai dar certo, um encontro onde vamos levar um bolo, uma prova onde iremos mandar bem ou um emprego que não vamos conseguir a vaga. A gente vive se sabotando, sendo negativo sobre o futuro e isso machuca. Como é que eu posso mudar? Eu gostaria de ser mais leve, de não me preocupar, de não ter tais pensamentos... O que eu sei é que as coisas não podem continuar da maneira que está.