O melhor pra mim



 Acho bizarro que, mesmo vivendo em uma era globalizada, com incontáveis canais de educação financeira, a gente ainda assim consegue criar dívidas que não podemos pagar, pegamos um cartão de crédito e usamos ele de forma desenfreada para resolver o pepino depois. Por que será que a gente faz isso?

 Durante muito tempo, minha vida beirou ao miserável, onde a única coisa que tínhamos na mesa era arroz, nem mesmo o feijão aparecia. Roupas? Só se alguém tivesse jogando fora ou não quisesse mais, apenas assim. Brinquedos? Só vi na casa dos vizinhos, nem mesmo brinquedo eu tinha.

 Juntando todas essas privações, não tem como eu dizer que minha infância era boa. As coisas que passei, não é algo que eu desejo para nenhuma outra criança e eu penso que nunca é tarde para que a gente procure recuperar o que parece ter ido embora. Então mesmo me apertando financeiramente, procuro me agradar o máximo possível, nem que seja comprando aquele ovo de páscoa que tem brinquedo dentro.

 Claro que gastar de forma desenfreada pode acabar me colocando em uma grande enrascada, mas a vida vai passando e eu não sei do dia de amanhã. Eu me cansei de tentar planejar, de esperar que o amanhã seja melhor, então se eu consigo melhorar o hoje, é isso que eu tenho feito. Sei que não é a melhor coisa a se fazer, mas não da pra eu viver atrás de um outro dia, eu quero ter o prazer de me deixar feliz agora e já. Ainda que eu corra o risco de me prejudicar financeiramente.

 Com essa autocrítica, eu deixo o meu pedido de desculpas para o futuro eu, que você tenha a maturidade de assumir seu BO, as coisas já estiveram bem ruins e você conseguiu superar. Na verdade, a gente sempre consegue passar por cima dos nossos problemas... Você não pode se tornar dependente de um possível amanhã, a vida é agora, é o presente.

 Com toda a certeza, é extremamente importante que sejamos responsáveis e saibamos ter uma educação financeira, mas viver o tempo todo se privando de nos deixar feliz com toda a certeza não é válido. Eu não quero ser uma pessoa chata, não quero ser amargurado, não quero cuidar da vida dos outros, eu só quero me deixar feliz da maneira que eu julgar ser o melhor pra mim.