Quero ser extremamente sincero em dizer que a igreja me traumatizou, e não foi uma instituição específica, mas várias. Denominações que pregam amor, mas excluem, julgam e condenam, não muito diferente do que acontecia lá na Europa, no século XVI. Nem mesmo as vendas da salvação, já que certa vez tentaram me vender uma fronha de papel, onde com ela eu teria uma noite incrível de sono... Lamentável.
A cada decepção, eu visitava uma nova placa de igreja, e lá aparecia a outra condenando a capoeira, quem tinha tatuagem, a igreja do coleguinha e quem estava amando alguém. Se Deus é amor, por que ele seria contra duas pessoas que se gostam? Se ele fez um universo cheio de coisas bonitas, porque eu deveria ser negligente e acreditar que a Terra não é o meu lugar? Eram muitas questões e nada fazia sentido.
Certa vez eu descobri o budismo, e somente assistindo aos conselhos de uma Monja, percebi que os meus olhos para o universo eram mais serenos do que o daqueles que tentavam me doutrinar. Abri a mente para entender que Deus está em todos os lugares e que ele me ama do jeito que eu sou, porque eu não preciso odiar ninguém, nem condenar ninguém. Quem eu sou para julgar o próximo?
Estamos na Terra e devemos apreciar nosso tempo aqui, seja assistindo a um coral indígena, lendo um livro, assistindo um filme ou praticando algum esporte. Eu não preciso criticar costumes ou crenças de que eu não faço parte, eu não preciso tentar mudar as pessoas para que elas sejam iguais a mim, só preciso falar sobre amor, que o meu Deus me ama do jeito que eu sou e ele também vai amar você, sendo da religião que decidir seguir. O que vale é você procurar fazer o bem e viver em paz consigo mesmo.
Você não é uma pessoa perfeita, e eu também não sou. Não existe ato errado se você não estiver fazendo mal para o próximo. Devemos agradecer a Deus por cada dia que estivermos aqui, seja você a pessoa que decidir se tornar, pode ter a certeza de que ele te ama do jeitinho que você é, só não se permita perder a fé por causa de uma denominação que acabou te excluindo.