Aquilo não teria acontecido...



 Como é que a gente pode mudar e parar de se culpar por coisas que não são nossas?

 Qualquer pessoa normal, quando gosta de alguém, acaba querendo cuidar demais e então, quando algo dá errado, o normal é que nos questionemos: Será que eu poderia ter feito diferente?

 Infelizmente, coisas ruins acontecem, e não podemos prever o futuro, são tantos os "será" que vai acabar aparecendo. Duas semanas atrás, tudo era diferente, tanta gente foi embora, perdemos o que tanto zelamos e relacionamentos terminaram. Será que precisava ser assim?

 Gosto de acreditar que existe uma junção do destino com nossas ações, mas tudo depende do caso que estejamos falando. Se você não fizer exames médicos, pode acabar não descobrindo um problema de saúde que, se descoberto lá atrás, poderia salvar sua vida. Se você tivesse usado a camisinha naquela relação sexual, poderia ter se livrado de uma DST.

 Existem acidentes que algumas pessoas podem acabar assumindo uma culpa que não lhe pertence. Se eu não tivesse pedido que ele fosse ao banco, aquilo não teria acontecido... Se eu tivesse topado aquele almoço, aquilo não teria acontecido. Se eu não tivesse permitido aquela viagem... Aquilo não teria acontecido.... Aquilo não teria acontecido.

 Não sabemos sobre a vida, sobre o tempo, nem sobre o nosso futuro, mas não são minhas ações as responsáveis por fatalidades. Não foi você quem obrigou aquele motorista a dirigir alcoolizado e a dormir no volante, não foi você quem acabou provocando um deslizamento de terra. Somos responsáveis pelas consequências única e exclusivamente das nossas ações.