Provavelmente, o que move o adolescente a chutar o balde e correr atrás das coisas que deseja é ele acreditar que é capaz de ser alguém. Paira um medo dentro das escolas, o de não ser visto e perder o início de uma grande história. Mesmo já tendo saído do Ensino Médio, eu sei bem do que eu falo porque não importa a geração, os sonhos são sempre os mesmo. Sempre vai existir um grupo de pessoas que os outros acabam enxergando como populares e a meta dos outros vai ser chegar naquele patamar.
Sistemas existem em todos os lugares, e você não precisa se moldar na história que já foi contada. Temos o poder de mudar tudo em nossa volta, porque você não precisa ser uma versão melhorada de quem já foi popular, você não precisa ser igual a antiga "Maria", pode ser simplesmente você. Engana-se quem pensa que popularidade é uma coisa difícil de alcançar, existe um equilíbrio de confiança, atitude e sedução.
Pessoas são atraídas por qualquer pessoas que tenha atitude. Se alguém um dia disse que você não deve reagir a provocações, por favor, não escute essa pessoa! Não pode deixar, em hipótese alguma, que qualquer pessoa da escola brinque ou desrespeite quem você é. Tenha opiniões e argumentos válidos sobre suas crenças e ideologias. Mas lembre-se, é muito importante que no meio de todo o caos, você saiba escutar as outras pessoas, ditadores nunca se dão bem e respeito não é a mesma coisa que medo.
Uma pessoa de atitude não tenta "parecer" o que não é. Se você não gosta de rock e prefere a calmaria da Maria Bethânia, entenda que as outras pessoas vão precisar respeitar seu gosto musical e que não tem nada de errado em gostar de um estilo musical diferente do resto da escola. Você não precisa fazer parte da galera que gosta de inglês, você pode muito bem ser feliz gostando de espanhol. Você também não precisa saber dançar, as pessoas vão gostar de você por ser sincera e saber se divertir, não importa o quão diferente seja delas.
Meninas não precisam gostar de rosa, ter cabelo loiro e andar de salto alto. Entenda que a escola não é a sua vida, por mais que agora você passe uma boa parte do seu tempo dentro dela, em algum momento você vai precisar dar adeus a tudo o que viveu, e é melhor que você não tenha esquecido da pessoa que você é. Popularidade pode parecer a coisa mais importante para sobreviver nesse caos que é a escola, mas se quiser que as pessoas gostem de você, só seja uma pessoa batalhadora que tem confiança, respeito pelo próximo e mostre a sua voz.