São milhares as letras de músicas que fazem questão de nos lembrar que já perdemos alguém, seja por alguma razão específica ou por puro acaso. Independentemente da razão, a saudade acaba nos pegando, é normal que a gente se pergunte o que aquela pessoa pode estar fazendo agora; será que ela pensa em mim? Não que a gente não consiga seguir em frente, precisamos entender que tudo bem ter saudade, o problema era se nos encontrássemos sem sentimento algum.
Como é que a gente não iria sentir falta de alguém que nos tratava bem? Precisamos criar uma nova narrativa. Saudade é sinal de que valeu a pena, não que estamos engessados no passado. Mudar nossa visão pode parecer algo difícil, mas não é impossível, entender que aquela saudade na verdade é uma boa lembrança faz com que a gente passe a sentir carinho e não angústia.
Normalmente, quando sentimos falta de alguém que já não caminha mais com a gente, criamos ilusões de como as coisas seriam no presente se ainda estivéssemos juntos, e assim acabamos nos sentindo mal porque surge um sentimento de culpa. Quando você consegue mudar seu pensamento, faz com que apareça a compreensão, sinto falta daquele alguém, mas durou o que deveria durar, o importante é que está fazendo falta, então era bom.
Ainda assim, é claro que eu gostaria de ter aquela pessoa por perto, imagine o quão legal as coisas seriam, as incontáveis coisas que aconteceram depois e que poderíamos ter dividido entre a gente, os aniversários seriam muito mais animados. Tudo poderia ser diferente mas não foi, com o budismo eu aprendi que nada é permanente então aquele relacionamento acabou porque iria acabar, aquela amizade terminou porque iria terminar. Nada é para sempre!
0 Comentários