Entenda o Dia de Los Muertos no México

O Dia de los Muertos, ou Dia dos Mortos, é uma das festas mais significativas e coloridas do México, celebrada anualmente nos dias 1 e 2 de novembro. Esta tradição mescla elementos da cultura indígena pré-colombiana com influências católicas, resultando em uma celebração única que homenageia os entes queridos falecidos.

Neste feriado, as famílias mexicanas se reúnem para lembrar e celebrar a vida daqueles que já partiram. Os altares de oferendas, conhecidos como "ofrendas", são montados em casas, cemitérios e locais públicos. Essas oferendas são elaboradas com fotografias dos falecidos, bem como comidas, bebidas, velas, flores e objetos pessoais que os entes queridos apreciavam em vida.

Calêndulas, velas coloridas e incenso são comuns nas oferendas e simbolizam a passagem entre o mundo dos vivos e dos mortos. O pão dos mortos, chamado "pan de muerto", é um alimento tradicionalmente preparado para a ocasião. As pessoas também visitam os túmulos de seus entes queridos, limpam e decoram-nos, tornando os cemitérios locais coloridos e vibrantes.

O Dia de los Muertos é uma celebração alegre e festiva, destinada a honrar e lembrar as pessoas que se foram, mantendo sua memória viva. Não é uma ocasião de luto, mas sim uma oportunidade de compartilhar histórias, lembranças e celebrar a continuidade da vida. É uma tradição que ilustra a rica cultura e espiritualidade do México e continua a atrair a atenção de pessoas de todo o mundo.