Resolvido: Como remover um aplicativo malicioso sem formatar o celular?



 Recentemente, tenho me impressionado com a incapacidade de algumas pessoas em trabalhar numa área que elas não possuem conhecimento algum. Na última semana, o celular de uma tia minha foi tomado por algum aplicativo malicioso que insistia em tomar conta da tela do celular dela, impedindo o uso. Nem mesmo 30 segundos eram suficientes para o aplicativo descansar e a tela já era usurpada por algum vídeo de propaganda.

 Na teoria, a empresa que soluciona os problemas da população, disse que a única alternativa era a formatação do aparelho e isso custaria 30 reais. Na melhor das intenções, minha tia trouxe o celular para eu ver o que poderia ter acontecido. Logo eu, alguém que nunca trabalhou na área. E foi muito fácil resolver o problema.

 Em primeiro lugar, se o celular estava sendo invadido por incontáveis propagandas, o que fiz foi desligar o Wi-fi e a rede de dados. Feito isso, automaticamente as propagandas desapareceram, com isso, agora eu poderia seguir para o próximo passo.

 Na minha primeira pesquisa, nenhum aplicativo anormal foi encontrado instalado, então procurei analisar o consumo da bateria e ali encontrei, quase que invisível, um analisador de diabetes. Até onde eu sei, aplicativo nenhum substitui um médico, e mais além, um Galaxy A05 não possui tecnologia suficiente para se fazer um exame por ele.

 Após desinstalar o aplicativo e novamente fazer uma varredura, constatei que o problema estava resolvido. Reativar o Wi-fi era o próximo passo, e ali pedi para minha tia voltar ao uso para procurarmos alguma anormalidade. Pronto, o problema estava resolvido e ninguém precisou formatar o celular.

 Com esse relato, chego à conclusão de que as pessoas perderam a capacidade de raciocinar, porque não é possível que a preguiça tenha sido a melhor escolha. Custava ter procurado uma solução? Era tão difícil fazer o mínimo?