Pra que usar camisinha?

 


Muitos dos meus amigos dizem que é melhor ficar com alguém só por ficar do que terminar a noite sozinho, que não importa se a pessoa já tem fama de rodada ou se o cara já saiu com metade da cidade, o importante é não passar a noite sem companhia. Mas, quando deixamos de valorizar momentos íntimos e achamos normal ter uma noite irresponsável com alguém horrível, as consequências podem acabar arruinando não só aquela noite, mas toda uma vida.

Não são poucas as pessoas que se arriscam em uma relação sexual sem camisinha e, como "bônus", acabam lidando com uma coceira famosa que, mais tarde, pode revelar-se o sinal de uma IST. Em casos mais graves, existe o risco de contrair o HIV e se tornar soropositivo, algo que terá que ser enfrentado pelo resto da vida, tudo por uma atitude irresponsável e uma noite que não valeu a pena.

Embora a gravidez seja uma bênção, uma gestação na adolescência traz riscos para uma jovem cujo corpo ainda não está preparado para gerar uma criança. Além disso, pode resultar em um relacionamento forçado com alguém que deveria ter estado ao seu lado apenas por um dia. A educação escolar é interrompida, os planos de cursar uma faculdade, buscar uma estabilidade e realizar sonhos acabam ficando para trás. E agora, será que valeu a pena?

Precisamos ter a responsabilidade de entender que a vida é finita e que coisas ruins podem acontecer com qualquer pessoa. Perceber que uma noite sozinho pode ser muito melhor do que estar com alguém que, na verdade, não desejamos. Não é porque aprendemos com nossos erros que precisamos viver no limite. Usar camisinha é essencial, não só para evitar uma gravidez indesejada, mas também para prevenir doenças sexualmente transmissíveis, que existem e muitas vezes as pessoas nem sabem que têm.