Antes da viagem

 



Às 6h do dia 2 de abril de 1912, 78 foguistas e 41 oficiais e tripulantes embarcaram no Titanic para que ele pudesse realizar seus testes marítimos. O navio deixou o porto de Belfast puxado por quatro rebocadores da Red Funnel Line, com todos os oito oficiais presentes a bordo. Pelo restante do dia a embarcação fez testes de velocidade e manobrabilidade, como paradas de emergência e medição de suas manobras em diferentes velocidades.

 Esses testes mostraram que o Titanic era capaz de parar completamente depois de percorrida uma distância de três vezes o seu comprimento. Ao meio-dia, os engenheiros, os representantes da Harland and Wolff e os representantes do Ministério do Comércio britânico almoçaram no salão de jantar da primeira classe e dessa forma inauguraram essa instalação. O Titanic voltou para Belfast às 18h, tendo cumprido todos os requisitos exigidos pelo governo do Reino Unido. Francis Carruthers, inspetor da Junta Comercial, assinou o certificado nº 131 428 de navegabilidade do navio, válido por um ano.

 A embarcação deixou a cidade às 20h do mesmo dia e chegou em Southampton durante a noite do dia 3 de abril. Seis rebocadores da Red Funnel ajudaram o Titanic a atracar no cais nº 44 do porto de Southampton. A cidade anteriormente fora forçada a reformar sua área portuária para poder acomodar navios do tamanho da Classe Olympic.

 Nos dias seguintes o resto da tripulação chegou e realizou os preparos finais para a partida. Suas chaminés e parte do casco também receberam um retoque em suas pinturas