Romina Yankelevich, foi uma atriz e cantora argentina que ganhou reconhecimento interpretando Belén Fraga, a protagonista da novela argentina Chiquititas. Ela morreu no dia 28 de setembro de 2010, em Buenos Aires, vítima de parada cardíaca. Sua morte repentina causou choque na mídia e na sociedade argentina. Filha da atriz e produtora Cris Morena e do diretor e produtor de televisão Gustavo Yankelevich. Romina foi a quarta geração de uma família argentina dedicada à televisão. Seu bisavô Jaime Yankelevich é considerado um dos fundadores da televisão Argentina, com seus filhos continuando o legado da família.
Ela fez sua estreia na televisão argentina em 1991, integrando o elenco do programa "Jugate Conmigo", que era dirigido por sua mãe, Cris Morena, e produzido por seu pai, Gustavo Yankelevich. Mantendo sua identidade em segredo, ela concorreu com o restante do elenco até ser selecionada. Em 1994, três anos mais tarde, ela teve sua primeira atuação como atriz na comédia original "Meu Cunhado" e logo após, participou da minissérie "Quereme".
Em 1995, a Telefe colaborou com sua mãe para criar a novela infantil "Chiquititas", que foi ao ar em agosto daquele ano. A trama girava em torno das aventuras de órfãos em um orfanato, com Romina Yan no papel de Belén Fraga, a diretora do orfanato, que era a 'mãe' e 'guia' das crianças. "Chiquititas" ganhou fama internacional e Romina Yan se tornou conhecida em países como Israel, Brasil e México.
Com a estreia da versão brasileira de Chiquititas em 1997, a apresentadora Xuxa Meneghel recebeu Romina e as ‘Chiquititas’ argentinas e brasileiras simultaneamente. O elenco da versão brasileira chegara recentemente à Argentina, onde iam morar para a gravação da novela. A personagem de Romina Yan foi um êxito no Brasil, sendo encarnada pela atriz Flávia Monteiro, com o nome adaptado para ‘Carol’. No final de 1998, no término da quarta temporada consecutiva de Chiquititas, Yan se despediu novela, deixando a televisão após quatro anos de sucesso televisivo e três apresentações teatrais, aparecendo no Gran Rex Theatre e se tornando a peça mais vista da história da Argentina, com mais de 1.000.000 de espectadores.
.png)