Anitta começou 2017 focando em colaborações, e em 6 de janeiro, a faixa "Loka", da dupla sertaneja Simone & Simaria com sua participação, foi lançada, alcançando o sexto lugar na Billboard Brasil. Poucas semanas depois, em 21 de janeiro, "Você Partiu Meu Coração", uma colaboração com Nego do Borel e Wesley Safadão, foi lançada com um videoclipe inspirado na obra "Dona Flor e Seus Dois Maridos" de Jorge Amado. Em 19 de maio, "Switch", uma parceria com a rapper australiana Iggy Azalea, marcou seu primeiro single em inglês. No final do mês, em 31 de maio, Anitta lançou "Paradinha", seu primeiro single em espanhol, visando a expansão de sua carreira para a América Latina, onde se apresentou em várias emissoras de televisão.
No dia 30 de julho, o grupo americano Major Lazer lançou "Sua Cara", com a participação de Anitta e da cantora Pabllo Vittar, como o segundo single do EP Know No Better. A música ficou mais de cinco semanas na lista Dance/Electronic Songs da Billboard após seu lançamento. O videoclipe alcançou mais de 17,8 milhões de visualizações em 24 horas, estabelecendo o recorde de sétimo mais visto no dia do lançamento naquele período.
Em setembro, Anitta revelou que daria início a um projeto chamado CheckMate, onde lançaria um single novo a cada mês até o final de 2017. A C&A, uma empresa de departamentos, patrocinou todo o projeto, fornecendo roupas para a cantora e investindo na produção dos videoclipes e na promoção das músicas, promovendo o lançamento de cada single nas cinco regiões do Brasil.
"Will I See You", a primeira música do projeto, foi produzida e escrita pelo produtor americano Poo Bear, combinando bossa nova com pop tradicional, e lançada diretamente para rádios Adult contemporary. No dia 13 de outubro, em colaboração com o DJ sueco Alesso, Anitta lançou "Is That for Me" como o segundo single do CheckMate. O videoclipe, filmado na Amazônia, causou polêmica devido aos figurinos usados pela equipe da cantora, incluindo um sutiã metálico, que Anitta explicou ser uma representação de Gaia, a deusa da mitologia que criou o aço, e uma homenagem à cantora Fernanda Abreu, considerada a "pioneira do pop brasileiro", que usou um sutiã feito de duas frigideiras na turnê do álbum Da Lata e foi censurada em 1995.
No dia 19 de novembro, foi lançado o terceiro single "Downtown", uma colaboração com o cantor colombiano J Balvin, voltada para o reggaeton. A música foi promovida em um outdoor na Times Square em Nova Iorque, a avenida mais movimentada do mundo. Em 18 de dezembro, a cantora lançou o quarto e último single do projeto, "Vai Malandra", com foco no funk carioca, contando com a participação de MC Zaac, Tropkillaz e do rapper americano Maejor, e teve seu videoclipe dirigido por Terry Richardson.
Após o lançamento, o videoclipe alcançou grande sucesso, superando 500 mil visualizações no YouTube em somente 20 minutos e estabelecendo-se como a estreia mais bem-sucedida do Brasil, com 8 milhões de visualizações em menos de oito horas, ultrapassando o recorde anterior de Luan Santana de 7,7 milhões em 24 horas. Antes de completar um dia de lançamento, "Vai Malandra" entrou para a Top 50 Global do Spotify, a lista das canções mais executadas mundialmente, alcançando a 18ª posição, enquanto "Downtown" ficou em 23ª, fazendo de Anitta a primeira brasileira com duas músicas no Top 50 simultaneamente. A canção permaneceu no topo do iTunes brasileiro por um mês, superando a faixa anterior da mesma artista, e figurou também no Top 10 do iTunes de Portugal e no Top 200 da Suíça.
O EP Solo, com lançamento marcado para 9 de novembro, apresenta três canções em diferentes idiomas, incluindo "Veneno" e "Não Perco Meu Tempo". Anitta também revelou que cada faixa do EP teria seu próprio videoclipe, todos lançados na mesma data do EP. A série documental Vai Anitta estreou na Netflix em 16 de novembro, oferecendo um olhar sobre os bastidores da vida da artista. No mesmo dia, DJ Zullu lançou a música "Eu Não Vou Embora", com participação de Anitta e MC G15. Além disso, em 27 de dezembro, o filme brasileiro Minha Vida em Marte, protagonizado por Mônica Martelli e Paulo Gustavo, estreou com uma participação especial da cantora Anitta.