O quinto álbum de estúdio de Anitta, "Versions of Me", foi lançado oficialmente em 12 de abril e recebeu críticas positivas. Chris Malone Méndez, da Forbes, disse que Anitta "prova ser mais do que um rosto bonito [...] Ela transita com facilidade entre inglês, espanhol e português enquanto canta sobre amor, desejo, perda e muito mais". Julissa López, da Rolling Stone, a descreveu como "uma das maiores estrelas do pop latino" e acrescentou que "para seu próximo passo, ela está pronta para conquistar o mundo, planejando fazer isso ao mostrar a versão mais autêntica de si mesma em 'Versions of Me'". A faixa "Girl From Rio", do álbum, ganhou o prêmio de Clipe Favorito no Latin American Music Awards. No mesmo mês, Anitta fez história ao ser a primeira brasileira a se apresentar no palco principal do Coachella. Em 6 de julho, a cantora argentina Tini lançou "La Loto", em colaboração com Anitta e a cantora americana Becky G.
Graças ao sucesso global de "Envolver", Anitta foi indicada a várias premiações internacionais. "El Paso de Anitta" tornou-se um fenômeno mundial e ela ganhou o prêmio de "La Coreo Más Hot" nos Premios Juventud, sendo a primeira brasileira a vencer o prêmio. Em 20 de setembro de 2022, ela foi indicada ao Grammy Latino em duas categorias: Gravação do Ano e Melhor Interpretação de Reggaeton, e em 13 de novembro, ganhou o prêmio de Melhor Artista Latino no MTV Europe Music Awards. Além disso, foi indicada ao MTV Video Music Awards e ao American Music Awards nas categorias de Melhor Artista Latino e Artista Latina Feminina Favorita, respectivamente, tornando-se a primeira artista brasileira nomeada e vencedora em ambas as premiações.
Anitta entrou novamente para o Guinness Book por ser a primeira mulher solo e a primeira artista brasileira a ganhar o prêmio do MTV Video Music Awards. Após lançar seu quinto álbum de estúdio, "Versions of Me", em abril de 2022 e o EP "À Procura da Anitta Perfeita" em novembro do mesmo ano, Anitta confirmou que estava produzindo um álbum totalmente dedicado ao funk brasileiro. Em janeiro de 2023, ela foi vista gravando uma série de clipes no Rio de Janeiro para o projeto. Em abril, a artista assinou contrato com a Republic Records, deixando a Warner Records. O título do álbum foi divulgado em 9 de junho, quando ela criou um canal no Instagram chamado "Funk Generation". O primeiro single, "Funk Rave", foi lançado em 22 de junho. No fim do mesmo mês, Anitta anunciou em entrevista que o álbum teria participações de Chlöe e Sam Smith.
Em 18 de agosto, o EP "Funk Generation: A Favela Love Story" foi lançado como amostra do álbum, incluindo "Funk Rave", "Casi Casi" e "Used to Be", mas somente "Funk Rave" entrou na lista final de músicas. Em outubro de 2023, durante o programa "De Frente com Blogueirinha", Anitta disse que o álbum sairia no início de 2024, talvez em março. Contudo, no fim de fevereiro de 2024, ela revelou que o lançamento foi postergado devido ao cancelamento inicial da colaboração com Sam Smith. Em 21 de março, a data de lançamento foi anunciada por Anitta, confirmando a colaboração com Smith no álbum, mas a parceria com Chlöe ficou incerta devido ao uso não autorizado da amostra de "I Need a Girl (Part Two)" de P. Diddy.
Anitta é uma cantora de imenso talento que cativou o mundo com sua música e carisma. Com habilidades vocais notáveis, ela também se destaca como uma empreendedora visionária, forjando seu caminho e atingindo um nível de sucesso raramente visto. Sua versatilidade artística é clara, atuando como jurada em programas de TV ou gerenciando sua própria gravadora. Anitta não só reina no mundo da música, mas também impressiona com sua dedicação, criatividade e paixão pela arte.
