Entrevistando Monise Borges | Cantora

 



Instagram: @moniseborgesoficial

YouTube: Monise Borges


Maikcafe: "Quem é Monise Borges?"


Monise: "Eu sou muitas, sou várias versões de mim, estou sempre me transformando em busca de crescimento tanto como ser humano quanto como artista. Sou muito ligada às minhas origens, à minha identidade e à ancestralidade. Minhas músicas falam bastante sobre pertencimento e lugar. Odeio injustiça, principalmente injustiças sociais, luto pelos direitos iguais para todos, pelas oportunidades para todas as pessoas, pelo fim da violência contra a mulher e tudo isso faz parte da minha criação artística."


Maikcafe: "É visível que tem voz sobre temas importantes em suas músicas, e que elas falam muito sobre quem você é. Eu queria saber quando a música entrou na sua vida, existe um ponto de transformação onde uma Monise se transformou em "A Monise" ou desde pequena você esteve envolvida com a arte?"


Monise: "Meus pais contam que eu cantava desde muito pequena, desde os 2 anos de idade já cantarolava no colo deles durante a missa ou eventos que tinham música. Na escola sempre participei das atividades que envolviam criação, criação de paródias e coisas assim. Comecei a cantar em casa, tentando imitar as cantoras que eu admirava, pouco tempo depois comecei a participar de concursos de karaokê pela cidade, mas só aos 10 anos de idade comecei a cantar profissionalmente (de forma remunerada). Entrei numa banda de pop rock autoral e foi quando comecei a transformar as minhas poesias em canções, então poderia dizer que essa foi a primeira grande transformação."


Maikcafe: "Que demais! Sobre as cantoras que você admirava, quem foram suas influências?"


Monise: "Sempre escutei muitas coisas, minhas influências são a prova disso. Eu ouvia muito Mariah Carey, Celine Dion, Roxette, Whitney Houston, Elis Regina, Kid Abelha, Pato Fu, Gal costa, Nigthwish, Evanescence...etc. Minhas primeiras maiores influências vieram do rock, do R&B e da mpb."


Maikcafe: "Só gente grande, adorei! Sei que estamos passando por um momento extremamente delicado e difícil, de um lado uma pandemia ceifando vidas diariamente, do outro um governo minúsculo, ineficaz e cruel. Como tem sido para você, com todas as bandeiras sobre quem você é, sobreviver? Você consegue ter uma visão sobre seus próximos 5 anos, onde você quer estar?"


Monise: "Tem sido extremamente sufocante e difícil, dia após dia estar a par das notícias e de tudo que tem acontecido no nosso país, o buraco que estamos nos metendo devido a esse governo genocida é realmente perturbador. Lidar com o vírus e saber que podemos sim morrer mesmo sabendo que já existe uma vacina é desolador e me dá muita raiva. Tenho tentado fazer tudo que for possível o quanto antes justamente por não saber como vai ser amanhã, infelizmente nesse cenário não consigo ainda vislumbrar um futuro. Sobrevivendo um dia após o outro."


Maikcafe: "Você tem um sonho, por assim dizer, alguém que gostaria de conhecer? Ou que gostaria de ter conhecido... Alguém que você admire, que queria uns 15 minutinhos para conversar..."


Monise: "Eita, difícil. Tenho muitos sonhos e muitas pessoas que eu admiro e amaria conhecer e conversar por alguns minutinhos, mas nesse momento eu destacaria Elza Soares, Marisa Monte, Natália Lafourcade e Céu."





Maikcafe: "Onde você se vê daqui a 5 anos? Onde gostaria de estar e como você imagina o mundo..."


Monise: "Sendo otimista, num cenário onde todos tivessem acesso a vacina, eu me imagino fazendo uma turnê pela América Latina. Isso era algo que estava em discussão pouco antes da pandemia com um grupo de professoras/investigadoras do canto, um projeto nosso depois de um trabalho intenso num simpósio de voz e que agora eu sonho solo. Me imagino finalizando um novo álbum e trocando experiências por alguns países por onde eu já passei e outros que gostaria de passar.





Não imagino que o mundo esteja melhor depois disso tudo que estamos passando, a cada dia vejo o Brasil dar um passo pra trás, mas imagino as pessoas tentando cada vez mais forte mudar o mundo e eu gostaria de poder fazer parte disso."


Maikcafe: "Ah, mas unidos a gente consegue mudar o mundo! Uma luta de cada dia a gente chega lá sim... é difícil, mas acho que você não vai desistir não hahaha"


Monise: "Vou nada, hahaha"


Maikcafe: "E qual é o recado pra Monise de 2026?"


Monise: "O recado é: Continue fazendo o que acredita e não deixe nada pra depois, é mais importante comunicar do que esperar pela situação e condições perfeitas. A mensagem sempre será mais importante."


* Essa entrevista ocorreu de forma virtual, via rede social. Monise Borges é cantora e foi convidada para essa entrevista com intenção de conversarmos sobre ela mesma e sobre o período em que estamos vivendo.