Cuidar de uma criança não é fácil, pais ou responsáveis sabem muito bem disso. Educação é algo complexo, algumas famílias acreditam que violência resolve, o que eu discordo completamente. Medo não é respeito, então não tem sincronia tal comportamento, pais que queiram agredir uma criança; se um adulto não merece apanhar, uma criança muito menos.
Como resolvermos essa questão de educar uma criança então? Simples, com diálogo e castigo. Quando você explica para uma criança os benefícios que ela vai ganhar em obedecer e que por um comportamento rude, ela vai acabar perdendo, você incentiva ela a querer ser o melhor possível. Caso a criança acabe desobedecendo, o caminho seguinte é o castigo, você tem a obrigação moral de cumprir com o que você determinou.
Que é difícil ver uma criança triste, isso não podemos negar, mas se a gente quebrar com o castigo, também estamos quebrando nossa autoridade e confiança. Se a criança souber que você ameaçou e não cumpriu, a coisa mais lógica é que ela volte a te desobedecer. e esperar o mesmo resultado. Assim, você cumprindo com o castigo, da próxima vez ela vai pensar duas vezes antes de desobedecer.
