No final de semana uma coisa muito ruim aconteceu, meu amigo motoboy acabou se acidentando, e com isso quebrou a clavícula e o pé. Infelizmente, essa é a realidade da maioria dos motoboys do nosso país, que arriscam a própria vida em troco de 5 míseros reais e ainda assim não são valorizados, nem pelos patrões, menos ainda pelos clientes.
No ano passado, enquanto eu estava em São Paulo, um motoboy acabou morrendo na rodovia e seu corpo ficou lá no asfalto desde pouco antes do almoço até tarde da noite. Isso acabou me abalando porque eu tenho vários amigos que trabalham na área e tentei me colocar no lugar da família dele e dos amigos. De repente tudo acaba desabando, e nisso, quem é que vai nos estender a mão?
Motoboy tem se tornado uma das profissões mais perigosas e menos valorizadas, só perdem para professores. É uma vida que está na rua pra entregar seu pedido, será que vocês não conseguem ter empatia? Uma vez eu pedi lanche e deixei claro que eu queria que o entregador fizesse bastante barulho, já que na época estavam reclamando do barulho das motos. Não sei se é falta de caráter ou falta de noção...
Acho que é preciso rever a forma com que os motoboys são tratados, garantir a eles segurança no serviço e isso só pode acontecer com a conscientização, lhes dando direitos como trabalhador, e por parte dos clientes, entenderem que é uma pessoa ali tentando garantir o seu sustento para o dia seguinte, eles não estão a passeio!
Eu fico pasmo de ver como as pessoas são cruéis e desumanas, e isso é visível, seja em um salário pequeno (já que os custos da moto ficam todos a cargo do motoboy), ou quando o pior acontece e aquele cara que tinha família e amigos fica naquele asfalto o dia todo como se não tivesse sido ninguém.