Caráter não é uma questão de geração


 Todo mundo sabe que usar drogas faz mal a saúde, mas como é a cabeça de um adolescente? Faço parte de um grupo no Facebook sobre coisas do passado, e o número de adultos é gigantesco, quando eu vejo os comentários, me enoja ver que é uma galera sem a mínima noção da realidade. São tantas justificativas vagas de que os adolescentes são vagabundos, que tem tudo e reclamam, que só sabem ficar de mimimi, que não são homens ou mulheres de verdade.

 A verdade é que a sociedade muda diariamente, 134 atrás, em 13 de maio, era assinada a abolição da escravatura e eu tenho certeza de que grandes famílias daquela época estavam horrorizados com o que acabara acontecendo e em como as coisas deveriam continuar da maneira em que estavam. Infelizmente, o comportamento racista continuou sendo reproduzido na sociedade e ainda hoje precisamos lidar com animais que acreditam que as coisas precisavam continuar como estavam.

 Já em março de 1999, o Conselho Federal de Psicologia entendeu que homossexualidade não se tratava de doença ou distúrbio. Atitudes tardias, mas importantes. Ainda assim, pessoas preconceituosas, mais uma vez, continuam disseminando que as coisas deveriam ser como eram antes. Propagando ódio por pessoas que não afetam em nada a vida delas e só querem ser felizes.

 Quando você ataca o adolescente, o pressionando com ideias do século passado, é claro que ele vai procurar algo em que aliviar, não importa o quão proibido seja. O mais engraçado é que as drogas surgiram no Brasil por volta dos anos 50-60, então grande parte das pessoas que hoje recrimina, já foram usuárias, seja por conta da pressão imposta ou simplesmente pelo status.

 Antes que nos tirem do foco, é importante ressaltar que tudo muda o tempo inteiro, então se você tem dificuldades, que achava boa a educação nos anos 70, ou 80, guarde isso pra você. Ou você acompanha, ou você fica para trás. Os jovens de hoje não são menores do que você foi, caráter não é uma questão de geração. Tá na hora de rever seus conceitos, não importa a sua idade!