A história do Titanic: Breve

  No dia 31 de maio de 1911, após quase 2 anos de construção, o navio RMS Titanic era lançado no mar oficialmente. O navio foi encomendado pela operadora britânica White Star Line. A ideia era fazer uma embarcação enorme, de luxo e extremamente segura.

 Os números do Titanic impressionavam; 269 metros de comprimento, 53 metros de altura, capacidade para 2.435 passageiros e 892 tripulantes, além de um peso de mais de 45 mil toneladas. A pompa também era notável: para a primeira classe, havia sala de ginástica, restaurante de luxo, quadra de squash, piscina, barbeiro, sala de leitura e suítes milionárias.

 Sua viagem inaugural se iniciou no dia 10 de abril de 1912. A travessia do Atlântico ia de Southampton, na Inglaterra, até Nova York, nos Estados Unidos. Na noite de 14 de abril, quatro dias após a partida, o navio bateu em um iceberg. A tripulação avistou a geleira a tempo de evitar uma colisão frontal. Mesmo assim, o casco do Titanic acabou sendo atingido. Com um talho de cerca de 91 metros, o Titanic começou a inundar rapidamente (estima-se que cerca de 7 toneladas de água entravam no transatlântico a cada segundo.

 Thomas Andrews, um dos engenheiros que projetou o navio, estava a bordo. Ao avaliar os danos causados pela colisão, informou ao capitão que eles iam afundar. O Titanic tinha botes para apenas metade dos passageiros e tripulantes. Isso porque a operadora queria um deck mais amplo para a primeira classe, sem que os botes atrapalhassem a vista.

 O último bote deixou o navio às 2h05 da madrugada do dia 15. Ainda restavam mais de 1.500 pessoas no navio enquanto o deck se inclinava cada vez mais. Cerca de 20 minutos depois, o Titanic já se encontrava no meio do oceano, e os passageiros que não estavam nos botes ou apoiados em alguma superfície começaram a congelar.

 O resgate só começou por volta das 4 horas, quando o navio Carpathia começou a procurar por sobreviventes. Cerca de 700 pessoas sobreviveram e mais de 1500 morreram, incluindo Edward Smith, o capitão do Titanic. Os destroços do Titanic só foram descobertos por uma expedição da Marinha americana em 1985. Atualmente, o Titanic encontra-se a 3.800 metros de profundidade e a 650 km do Canadá.

 A tragédia inspirou uma série de filmes, sendo o filme de 1997 (Titanic) o mais famoso, retratando uma história de amor fictícia ambientada no navio. É importante reforçar que Leonardo DiCaprio e Kate Winslet não estiveram no Titanic (Em 2022, devido as eleições presidenciais no Brasil, um grupo de pessoas tentaram invalidar toda a carreira do ator e ativista como o homem do Titanic, o que é bizarro e mostra o que a falta de cultura faz com as pessoas.).

 O sucesso da obra de James Cameron contribuiu expressivamente para o aumento do fascínio que gira em torno do Titanic, o navio luxuoso que afundou em 1912. Em 2013, acabei criando uma história sobre classes que também foi ambientada no Titanic. A pianista Isabela e Fillemon, um jovem capaz de tudo para subir na vida. Com a tragédia, ele resolve ser uma pessoa melhor.