Por que as pessoas morrem?


 Em algum momento da vida, todo mundo precisa lidar com a morte. Precisamos lidar com a perda de uma pessoa que era muito importante em nossa vida. Por que você foi embora? A gente nunca vai entender porque coisas ruins acontecem. Em que momento acharam que era boa a ideia de acabar com a vida de uma outra pessoa?

 Acidentes acontecem, isso é fato, mas será que alguns acidentes não poderiam ser evitados? No ano passado, saber que um jovem ficou "jogado" na rodovia um dia inteiro é assustador, um shopping do outro lado do país onde todo mundo escolhe como um point para cometer suicídio, uma polícia que mata 25 pessoas em uma favela. É um número gigantesco de pessoas que acabam ficando órfãs e tem gente que trata isso como natural. Acidentes não deveriam ser naturalizados.

 Se o estado acabasse investindo um pouco mais em infraestrutura, acidentes no transito poderiam ser evitados, se tivéssemos um pouco mais de valor no trabalho, quem sabe a saúde mental das pessoas não tivesse tão prejudicada... Engraçado que quando a polícia não invade a favela, você não vê notícias sobre massacres e morte de tantos jovens. De quem é a culpa? É um problema atrás do outro e sempre por alguma negligência.

 Pra gente, fica aquela eterna interrogação, por que isso teve que acontecer? Será que poderia ter sido diferente, como estaria o meu amigo se aquele acidente não tivesse acontecido em 2013? Quem seria aquele entregador se ele não tivesse se acidentado naquele final de semana lá em São Paulo? Se tivessem tomado medidas, aquelas pessoas que morreram no shopping poderiam estar vivas.

 Novamente, ainda podemos questionar sobre as mais de 600 mil pessoas que morreram de Covid-19 por culpa de um governo que não quis comprar vacinas quando todo o resto do mundo estava atrás. Onde estariam os índios que foram assassinados por garimpeiros? Nunca vou achar natural que essas coisas tenham acontecido. Precisamos de alguém que esteja preocupado com a população em geral e que não naturalize a morte.