Se existe algo ruim de morar no interior, essa coisa é a falta de cuidado com o meio ambiente. Você sempre vai ter algum vizinho que acredita que o lixo, o mato, o móvel velho, tudo pode ser resolvido colocando fogo.
Não sei se é falta de conscientização, junto a falta de um descarte correto, mas essas coisas contribuem muito para que as coisas não mudem e a população continue optando por uma ação que destrói o meio ambiente.
Quando colocamos fogo, liberamos gases tóxicos na atmosfera, prejudicamos a camada de ozônio e ao mesmo tempo a nossa saúde, já que vamos acabar respirando um ar ainda mais poluído, podendo agravar nosso problemas de saúde.
A queimada é uma das responsáveis por tudo de ruim que tem acontecido no nosso planeta nos últimos anos. Alguém um dia disse que, se uma borboleta bater as asas aqui, isso pode causar um terremoto do outro lado da Terra.
Isso quer dizer que nossas ações podem contribuir com o desmatamento da Amazônia, derretimento das calotas polares, aquecimento global, que evoluem para temperaturas mais altas, ocasionando incêndios, extinção de espécies que vivem em áreas de risco... Todo mundo acaba perdendo.
Na minha cidade, a prefeitura até promove ações com visão prioritária ao meio-ambiente, mas ainda me parece pouco você fazer um painel de conscientização e expor próximo ao centro da cidade.
Quem sabe ações como doação de mudas de plantas, palestras sobre os malefícios de uma queimada e juntar uma equipe que possa retirar o lixo ou móvel velho em tempo ágil sejam algumas atitudes que poderiam fazer a população repensar sobre aquela queimada que não faz bem para ninguém...
