Não são poucas as pessoas que não gostam de ler, tem dificuldades, ou pior, que nunca leram um livro na vida. Desenvolver o hábito da leitura é muito importante, pois melhora a saúde do nosso cérebro, nos propicia conhecimento e assim teremos uma comunicação mais eficiente entre as pessoas. Por mais que seja incentivado a leitura dentro das escolas, fora delas o assunto é quase inexistente, a desigualdade social é um fator que acaba impedindo a população de adquirir livros de qualidade para tal fato.
É muito triste que tenhamos um governo que não incentiva a leitura, os impostos acabam pesando no bolso na hora do consumidor procurar algum lazer e então ele acaba trocando o livro por uma tarde no cinema, um produto daquela loja favorita ou agora, na crise, até mesmo uma refeição. Não são poucas as pessoas que, se você falar de algum livro, vão te perguntar se ele tem uma versão em filme.
Até porque, com o fácil acesso a pirataria, aquele alguém pode ver o filme sem custo algum, e para ele, é muito mais vantajoso gastar duas horas do seu dia para ver um filme sem custo, do que desembolsar setenta reais em um livro que ele não vai conseguir terminar de ler. Onde é que fica o problema? Além de não ter o hábito, o custo também é um fator decisivo quando falamos de livros.
Se você for alguém que gostaria de desenvolver o hábito da leitura, é muito importante que você saiba começar do início, com livros pequenos e de leitura fácil. Saber que vai ter que ficar mais de 30 dias lendo um livro pode acabar desestimulando aquele futuro leitor, então o ideal é começar por algum livro que você vá demorar no máximo 7 dias para concluir.
Acompanhar blogs e sites também são uma boa tentativa de desenvolver o hábito da leitura, mas é muito importante que você acompanhe pessoas que saibam escrever de uma maneira correta e fácil. É por saber da dificuldade de ler Machado de Assis na escola que muitas pessoas não querem mais saber de livros depois que saem da escola. Será que a gente pode mudar isso?