Educação financeira e sua importância


 Devido a globalização, a maioria de nós acabamos nos tornando pessoas imediatistas. Queremos algo, mas não entendemos que aquilo precisa esperar, a gente perdeu a paciência. Não saber esperar é um comportamento horrível, porque vamos acabar desenvolvendo ansiedade. Queremos um celular novo, mas quem disse que guardar dinheiro por um ano vai resolver o nosso problema para conquistar? Com isso, tentando suprir aquele desejo, a maioria de nós acabamos nos colocando em grandes problemas, como o endividamento.

 Moro no Paraná e o meu estado, é o que mais precisa de educação financeira, já que notícias recentes apontam que 91,6% das famílias estão endividadas. Sabemos que o cartão de crédito é o principal motivo, mas não por conta dele, e sim por nossa causa, a gente não usa ele de maneira favorável. Todo mundo conhece alguém que trabalha para pagar a fatura do mês anterior, enquanto estudos apontam que 22,2% das famílias estão com 50% da sua renda comprometida, aquela pessoa já comprometeu ela toda.

 Problemas financeiros causam mais do que problemas no bolso, porque acabam prejudicando o sono e a saúde daquela pessoa. Se você tem dividas, vai passar parte do seu tempo pensando em maneiras de como sair delas, mas como é que a gente vai sair de uma dívida sem fazer uma nova? Sempre falo para algum pai que criança deveria aprender a lidar com dinheiro e eu acabo recebendo uma resposta negativa. A verdade é que se aquele adulto tivesse aprendido sobre educação financeira, quem sabe agora ele não estivesse tão prejudicado financeiramente como está.

 Nossa vida é feita de escolhas, e infelizmente não vamos acertar sempre. Podemos arriscar nossas economias em algo que não vai dar certo, mas o que é que a gente vai fazer com isso depois? Precisamos aprender com os nossos erros, usar as más experiências como um troféu do que não devemos fazer. Porque insistir em um caminho que deu errado não vai gerar outro resultado a não ser mais e mais problemas.

 Não adianta você procurar assistir algum vídeo sobre educação financeira agora que está endividado, porque não vai conseguir gerir um dinheiro que já se encontra comprometido.