Eventos climáticos são consequências do aquecimento global, que ao longo das décadas, ambientalistas tem alertado. Estamos no início de maio de 2024, e novamente uma tragédia assola o Rio Grande do Sul. Mais de 300 mil pontos estão sem energia. Se agora, estamos enfrentando as chuvas, com perdas materiais, com desabastecimento, logo estaremos enfrentando a estiagem.
Tragédias anunciadas ocorrem todos os anos de forma escalonada e onde está a mobilização do governo? Por que é que não têm se enfrentado as questões climáticas com prioridade? Até o momento, são 31 as mortes por conta da tragédia no Rio Grande do Sul. Que medidas podem ser tomadas? Não precisamos de políticas para ter estrutura quando algo dessa magnitude acontece e sim de combate, porque é assustador que todos os anos a população precise lidar com esse tipo de situação todo ano.
Uma situação dramática, trechos bloqueados, pessoas ficam ilhadas, perde-se tudo. Como é que a gente recomeça se no próximo ano sabemos que isso vai acontecer de novo? É urgente que voltemos nossos olhos para o meio ambiente, porque o desmatamento influência no clima de todo o planeta. Está na hora de acordar, já deu o tempo da gente ignorar as mudanças climáticas.
Quando é que as coisas irão mudar? Recentemente, tivemos a tragédia no Acre, e quem perde sempre é a população pobre, que já não tem muita coisa e com a inundação, acaba perdendo tudo. O impacto da chuva não deve ser naturalizado, deve ser combatido, por mais que o governo se mobilize, criando medidas de antecipar salários, a questão ambiental não se resolve com um apoio emergencial.
O apagão sobre as questões ambientais no governo anterior é um dos responsáveis pelos desastres que estão ocorrendo atualmente. Aquela gestão de 4 anos supervalorizou um negacionismo, uma ideia de que proteger o meio ambiente não era necessário e que mudanças climáticas não existem. A ministra Marina Silva tem nos alertado nos últimos 40 anos sobre o clima e suas mudanças, então não é uma novidade, quando as pessoas resolvem ignorar, o que acontece é exatamente o que ocorreu no dia 3 de maio de 2024.



