O impossível não existe!

CAPÍTULO 6

O ÚLTIMO SHOW




Encerrar o show no meio da plateia foi um gesto de agradecimento especial pelo último show da turnê. Aquele show havia começado às 19h55 e durou 1 hora e 10 minutos. Logo em seguida, os músicos deixaram o estádio diretamente para o aeroporto. Como de hábito, trocaram de roupa dentro do carro. Segundo a produção local do show, o público era de 4 mil pessoas, formado principalmente por crianças e adolescentes, e os Mamonas Assassinas tocaram todas as músicas de seu único disco.

Dinho telefonou para Valéria, sua namorada, de dentro do avião, ainda em Brasília, pedindo que ela o esperasse no aeroporto. Logo depois, às 23h20 o avião fez contato com o aeroporto de Guarulhos, recebendo permissão para pousar, mas arremeteu (subindo de novo antes das rodas tocarem a pista), e então a torre de comando perdeu contato.

O avião rasgou a mata. A 1.200 metros de altitude, por uma extensão de 400 metros, era possível encontrar pedaços do Learjet entre as árvores derrubadas, em meio a um forte cheiro de querosene (combustível do avião). Não demorou muito pra que as notícias chegassem; o avião dos Mamonas Assassinas havia se chocado contra a serra da Cantareira.

A operação de resgate começou já era início de domingo. Cerca de 30 homens do COE (Comando de Operações Especiais da PM) e 20 do Corpo de Bombeiros vasculharam a mata com lanternas. Apesar de toda a equipe, foi somente pela manhã que os corpos foram encontrados.


AVIÃO

No Wikipedia há uma sessão sobre a relação do grupo com aviões; Quando adolescente, Samuel costumava desenhar aviões; No final dos anos 80, Sérgio, Bento e Samuel formaram a banda Ponte Aérea, que depois se tornaria Utopia; Todos os integrantes do grupo moravam perto do Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos; No disco homônimo do grupo Mamonas Assassinas, há um agradecimento a Santos Dumont "Por ter inventado o avião, senão a gente ainda tava indo mixar o disco a pé" (o disco foi gravado e produzido nos Estados Unidos); Em algumas oportunidades o vocalista chegou a assumir o lugar do piloto durante as viagens do grupo. As brincadeiras com um possível acidente era constante, e diversas brincadeiras com a morte foram registradas. E a mais forte de todas; No dia 2 de março de 1996 (o próprio dia do acidente), Júlio disse a um amigo cabeleireiro que havia sonhado com um acidente de avião. O depoimento foi gravado e teve muita repercussão na época.

Alecsander Alves, que completaria 25 anos no dia 5 de março, o guitarrista Bento Hinoto, o tecladista Júlio Rasec, o baixista Samuel Reoli, o baterista Sérgio Reoli, o segurança Sérgio Saturnino, o roadie (técnico responsável que acompanha uma banda para todos os espetáculos) Isaac Souto, o piloto Jorge Luís Martini e o copiloto Alberto Yoshiumi Takeda morreram na hora. Os Mamonas deixavam órfãos dezenas de milhares de fãs. O plano seguinte era a viagem para Portugal, onde agora iriam começar a carreira internacional.


UM DOMINGO DE DOR

Durante o domingo, no IML, fãs se aglomeravam em busca de informações. Foi anunciado que o velório iria ocorrer na Câmara Municipal, o que elevou a quantidade de pessoas por lá também, mas o local foi alterado. A notícia de que os Mamonas Assassinas haviam morrido chocou todo o país naquele domingo sombrio. Por mais que o grupo irradiasse alegria, não tinha como ficar alegre depois do que acontecera, e a televisão segue até os dias atuais falando dos Mamonas Assassinas.

Isto porque a revolução que eles trouxeram para a música, o talento e como eu disse, a alegria; Essas coisas marcam. Já se passaram 23 anos desde a tragedia, porém o impacto foi tão grande que até hoje suas músicas estão em nossa mente, e em qualquer boa festa que você vá. Puderam desfrutar do sucesso por 240 dias, mas o que eles não imaginavam é que hoje, 8653 dias depois, continuariam tão presentes através de sua música.


DEPOIS DO ACIDENTE

Poucos meses após a tragedia, a MTV Brasil lançou o DVD Mamonas Assassinas - MTV na Estrada, com imagens da turnê do grupo pelo Brasil. Uma curiosidade é que os Mamonas Assassinas visitaram 25 dos 27 estados brasileiros.

Em 1997 ocorreu o lançamento da edição histórica do álbum A Fórmula do Fenômeno, da Banda Utopia.

1998 ficou marcado pelo lançamento do álbum Atenção, Creuzebek: a Baixaria Continua!, formado basicamente por versões ao vivo das canções do único álbum de estúdio dos Mamonas, extraídas de um show em São Paulo.

Em 2002 foi lançado o DVD Show Ao Vivo em Valinhos 1996 (Arquivo Familiar), que traz imagens de um show realizado na cidade de Valinhos, SP, em 1996, em comemoração aos 100 anos da cidade.

Já no álbum lançado em 2006, com o título Mamonas Ao Vivo, a novidade foi a canção "Não Peide Aqui Baby", aquela que foi excluída anos atrás por conter palavras de baixo calão.

Dois anos depois, a Rede Globo exibiu o especial Por Toda Minha Vida - Mamonas Assassinas, em homenagem ao grupo.

No ano seguinte, foi lançado o primeiro documentário sobre a banda. Intitulado Mamonas, o Doc, o documentário foi dirigido por Cláudio Kahns, mostrando a trajetória da banda desde antes da fama até o auge da carreira.

Em 2011 foi lançado o documentário Mamonas para sempre, também dirigido por Claudio Khans. No ano seguinte, os Mamonas Assassinas foram indicados ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria Melhor Trilha Sonora.

Não sei se vocês sabem, mas em 2014, no filme Capitão América 2: O Soldado Invernal, o nome da banda Mamonas Assassinas aparece escrito num bloco de notas de Steve Rogers na versão exibida nos cinemas brasileiros.

Recentemente, surgiu na mídia que a Record TV tirou da gaveta o projeto de produzir uma série sobre os Mamonas Assassinas.


ETERNOS

É empolgante que além da galera da década de 90, agora já não tão pequenos, Mamonas Assassinas continua conquistando novos fãs e de todas as idades. Só existe um antes dos Mamonas Assassinas, porque o talento daquele grupo se mantém vivo até os dias de hoje.


6 DE JANEIRO DE 1996





"As pessoas olhavam pra mim e diziam: É impossível cara, É impossível você chegar até aqui. Manda eles pra puta que pariu. É possível sim. É possível vocês, cada um de vocês que estão aqui hoje. É possível realizar sonhos de vocês sim. Vocês são capazes! Acreditem em vocês! Você pode cara, se você não acreditar em você, ninguém vai acreditar. Lute pelo seu sonho!Nesse ano, luta por você, que você vai chegar aonde você quer. Eu quero que vocês saibam de uma coisa. A gente vendeu mais de dois milhões de cópias em discos. A gente hoje é 'os artistas' número 1 do Brasil. É o que mais faz shows, é o que mais ganha dinheiro, é o que mais ta na mídia. E nós continuamos de Guarulhos... Nós não somos de São Paulo, nós não somos de nenhum lugar, nós somos a banda Mamonas Assassinas de Guarulhos, que leva o nome dessa cidade Brasil afora, e nós vamos levar o nome dessa cidade para o exterior também. A gente ainda é daqui. O sucesso não sobe nas cabeças das pessoas não, sobe o sucesso nas cabeças das pessoas fracas. Nós não somos pessoas fracas não! Se a gente, se a gente fosse fraco, a gente tinha desistido há 5 anos atrás, quando as pessoas diziam que a gente nunca ia chegar aqui. E nós estamos aqui caralho! Porra! O impossível não existe! Tudo é possível quando vocês querem. Acreditem em vocês, vocês têm força." Dinho.

ESTA HISTORIA NÃO TEM FIM

CONVERSATION

0 $type={blogger}:

Postar um comentário