Como lidar com um amor platônico?

 


 Já ficou bem claro que, constantemente, estamos sendo expostos a coisas que até então, não imaginávamos que poderíamos vivenciar. De tantas distinções, uma das mais complicadas é quando acabamos criando um sentimento por alguém que não deveríamos, e é esse amor proibido que só pode existir em nossa cabeça que chamamos de amor platônico.


 Se apaixonar pela prima, por um amigo, ou o clássico amor pelo professor é o que chamamos de platônico. Existe a possibilidade de que aquela pessoa te veja da mesma forma, mas em outros casos, não vemos saída, não encontramos o ponto onde o sentimento possa evoluir. Algumas pessoas preferem se afastar por conta do sentimento, o que eu considero um erro; quando gostamos de alguém, a distância não é suficiente para que aquilo se acabe.


 O coração acelerado e uma interrogação gigante é o que aparece quando estamos próximos daquela pessoa. A palpitação e o nervosismo tomam conta, parece existir uma necessidade de surpreender, de querer tratar a pessoa bem e que ela consiga gostar daquilo. O que eu aprendi é que cada caso é um caso, então não podemos generalizar sobre o que é melhor. As pessoas não são iguais, então as soluções.


 Existe intimidade?

 Quando existe intimidade, mesmo que o sentimento não seja recíproco, é muito importante que falemos sobre como estamos nos sentindo e sobre o que estamos sentindo. Isso não fará com que as coisas mudem, mas se a outra pessoa também te considera importante, ela vai saber que você é uma possibilidade.


 Não conhece?

 Agora, se você está gostando de alguém com quem não possuí vínculo, se declarar potencializa as chances de que o alguém não queira nada com você. Não gostamos de saber que uma pessoa desconhecida morre de amor pela gente e o interesse de reciprocidade é quase nulo. Procure conhecer aquele alguém como uma pessoa normal, não jogue essa bomba de amor platônico nas mãos de quem, até então, nem mesmo sabia da sua existência.


 Amor é uma coisa louca, e infelizmente não podemos escolher de quem gostar. Não existe um manual ou previsão de como vão receber a nós ou ao nosso amor platônico, mas sabendo esse limite onde ter intimidade para então jogar essa bomba no que quer que vocês tenham, pelo menos não vai perder o pouco do que está recebendo.