Responsabilidade



 Faz parte da natureza humana reclamarmos. Quando encontramos dificuldades e empecilhos sobre coisas que precisamos fazer, nossa reação é de procurar um culpado. Em várias áreas da nossa vida, vivemos culpando algo ou alguém pelo o que acabara de acontecer. Será que é uma atitude correta?

 Tenho aprendido muita coisa sobre responsabilidade nos últimos dias e uma das maiores lições é sobre culpa. Não devemos procurar terceiros para o que acontece em nossa vida. A gente é responsável pelo presente, temos o poder de decidir como vamos agir, como lidamos com nossas emoções e como vamos ver o mundo.

 Muitas pessoas vivem justificando seus atos no passado. Que eu sou estressado por causa da minha infância, que eu não tenho maturidade por causa do meu pai, que isso e aquilo... É uma eterna fuga de responsabilidade que tudo que aquela pessoa faz, ela quer determinar que foi uma consequência de outra pessoa. Se alguém me magoa, sou eu quem decide o que farei com a minha decepção.

 Sobre mágoa, infelizmente a gente vai continuar se decepcionando com o próximo, porque as pessoas são falhas. Mas isso não é um motivo pra que eu tenha um surto, que eu seja agressivo, que eu trate um funcionário com desrespeito ou pra que eu saia na porrada com outra pessoa. Temos o controle, somos responsáveis pelo que acontece depois de um dia ruim.