Essa cegueira ocorre quando a gente quer alguém bem, se esforça e ainda assim ela não consegue ser recíproca. Reciprocidade é o que traz felicidade, já que ambas estarão procurando deixar a outra bem de alguma maneira. Lá no fundo, eu acredito que se alguém não consegue retribuir um gesto de carinho, na verdade é porque ela não merece, você não tem que se dispor a ser para alguém, a pessoa que ela não consegue ser.
Relações são como espelhos, para que funcione, todas as coisas boas, vindas de um lado, precisam ser refletidas no outro. Se eu me preocupo com você, o mínimo é que você comece a se preocupar comigo, se eu me importo com o seu bem-estar, você também precisa estar preocupado com o meu. A gente precisa aprender a retribuir, mas também precisamos aprender a tomar iniciativa.
Se formos, porventura, todos, esperarmos que alguém seja legal com a gente para só então começarmos a ser legais, a verdade é que ninguém vai conseguir coisa alguma. Cobrança é uma ação muito ruim, mas reciprocidade envolve bom senso, e que, infelizmente, muita gente não tem. Sendo assim, o ideal é que, quando percebermos que estamos sobrando dentro de qualquer dupla, tenhamos, mais uma vez a atitude, mas agora, de soltarmos a mão.
Dizem que algumas pessoas não querem ser ajudadas, sendo assim, não devemos insistir naquela pessoa, devemos pensar no próximo, mas não podemos esquecer de pensar em nós. Aquela pessoa, realmente não vale a pena, mas a vida continua, nem todo mundo vai saber dar o valor que merecemos, mas isso não é suficiente para que a gente deixe de ser uma pessoa incrível que os outros acabam perdendo. Pensando por esse lado, é animador saber que eu não sou a pessoa que sempre vão estar criticando.