Precisamos falar sobre bullying



 O começo do meu Ensino médio foi traumático. Desde pequeno, aprendi que não deveria responder as pessoas e isso me transformou em um adolescente retraído, que não conseguia ter voz, que não conseguia bater de frente... Em consequência, eu era a vítima perfeita para sofrer bullying. A maioria dos pais param de se preocupar com seus filhos quando entram na puberdade e erram os colocando em um rótulo de "rebelde". De repente, acreditam que aquele adolescente não precisa mais de amor, de carinho e de cuidado. Fez filho pra que se não iria cuidar?

 Nos últimos anos, ataques a escolas se tornaram recorrentes no Brasil, o que é lamentável. Quando você passa por situações de humilhação, de desprezo e constrangimentos, sua vida se torna um caos, a única coisa que passa em sua cabeça é um desejo de acabar com aquilo, porque é tudo tão injusto. Sem razão alguma, alguém te coloca em um palco como um palhaço e começa a expor suas diferenças, te transformando em uma pessoa bizarra, em alguém que pareça ter nascido para exposição do fracasso. Infelizmente, outros colegas de sala de aula e até mesmo professores assistem aquilo com naturalidade, o que acaba mexendo com o psicológico daquele adolescente.

 Engana-se quem pensa que não fazer nada te ausenta de culpa, você rir de uma situação de bullying te coloca em um papel de agressor, porque não fazer nada em uma situação dessa proporção é a mesma coisa que estar agredindo aquela pessoa. É triste, porque por mais que o tempo passe, que você se transforme e acabe crescendo e superando, as péssimas lembranças se mantém, aquela pessoa horrível da escola, sempre que eu encontrá-la em algum local, a lembrança que eu tenho é do quão horrível e podre ela já foi um dia.

 Eu queria que os pais mudassem, que houvesse uma transformação, ligar o alerta e se preocupar com o que pode estar acontecendo fora de casa. Se você é uma pessoa ignorante, que não dá abertura pro seu filho, não espere que ele vá se abrir pra você. Seu preconceito, as suas ideologias, essas coisas podem abalar o relacionamento com seu filho, ou transformar ele em uma pessoa pior... Ter que lidar com uma tragédia, um ataque em uma escola, um suicídio, será que as pessoas vão deixar o pior acontecer para só então se lamentar dizendo que teriam feito alguma coisa?