Você já percebeu que não importa o tamanho do nosso esforço, sempre vai existir alguém dizendo que poderíamos ter feito mais? Essa pessoa parece empenhada em tentar diminuir quem somos, por mais que saibamos que poderíamos ter tirado um 9 no lugar daquele 8, qual era a dificuldade de valorizar o nosso 8? Alguém poderia ter ganho essa nota sem grande esforço, mas as pessoas são diferentes, o que é fácil para um, para o outro pode exigir muito.
Como é que lidamos com alguém que não consegue nos valorizar? Não é sempre que podemos nos afastar de um relacionamento tóxico, de uma pessoa desagradável, mas a gente precisa aprender a não valorizar o que chega daquele alguém, não absorver suas palavras, até porque sabemos que as opiniões daquele alguém é pura maquiagem. Aquela pessoa te deixa pra baixo com um discurso de que é o melhor para você, e sabemos que isso não é verdade.
Eu sei o que é melhor pra mim, conheço as minhas limitações, então se eu sei que o meu máximo é aquele 8, o momento seguinte é de me fechar para aquele alguém, porque eu preciso comemorar meu esforço por ter conquistado o 8. Não podemos pular etapas e isso é essencial em qualquer área da nossa vida. Se eu começar a aprender música amanhã, na semana seguinte eu não vou conseguir tocar um instrumento na mesma perfeição de quem tem uma carreira de décadas.
Agora, se você é a pessoa que não consegue ver o esforço dos outros, a única coisa que eu posso dizer é que pare. O que é que vai mudar na sua vida se você conseguir ver o que o outro tem feito? Talvez nada, mas para aquela pessoa, ver que foi reconhecida pode lhe dar ânimo para que não desista de melhorar. Se você diz para alguém que ela não vai conseguir atingir determinado objetivo, que motivação você espera que ela tenha para aprender e querer ser melhor do que ontem?
Precisamos ter uma consciência de empatia para com os outros. Eu posso ver que alguém não escreve o que eu considero um bom nível, que não desenha tão bem, que não canta como Mariah Carey, mas eu não tenho que comparar. A verdade é que se não temos nada de bom para falar para alguém, é sinal de que não temos nada para falar. Se você não souber valorizar o que o outro têm para oferecer, o melhor é que você suma, porque ninguém precisa de gente ruim por perto.